top of page
Rafael Mendes

Artigo - Recomendações Proteicas Para Atletas Veganos

Atualizado: 12 de jan. de 2021


Publiquei meu artigo, escrito como tese de conclusão de curso, na minha conta do LinkedIn. Recomendações Proteicas Para Atletas Veganos: Uma Revisão de Literatura.


Um artigo de leitura rápida que aborda um tema cada vez mais comum. Será que atletas que adotam uma dieta vegana conseguem ter o mesmo rendimento que um atleta onívoro?


Para completar a leitura indico um documentário que está disponível na Netflix chamado "Dieta de gladiadores" ou em inglês "The Game Changers".


O documentário The Game Changers foi feito em 2018 e mostra os benefícios de uma alimentação à base de plantas para atletas.


O documentário mostra várias histórias de sucesso de atletas que aderiram uma dieta à base de plantas, desmistificando a ideia errada de que é preciso comer carne para ter energia e força. A energia que utilizamos vem de glicogênio e a melhor forma de obtê-lo é ingerindo carboidratos e não proteína.


Então da onde vêm essa ideia de que precisamos comer carne?


O documentário mostra que em 1800 um cientista alemão teorizou que a energia muscular vinha de proteína animal, somente alguns anos depois isso foi desmistificado, mas a ideia geral continuou na cabeça da população. Pessoas que aderem uma dieta à base de plantas não só conseguem alcançar a quantidade necessária de proteína por dia como a ultrapassam facilmente consumindo alimentos complementares (como arroz + feijão).


Uma alimentação à base de plantas pode proporcionar diversos benefícios para o ser humano, como diminuição do colesterol, redução do risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, diversos tipo de câncer e diabetes, além menor IMC (Índice de Massa Corporal).


Além de todos os benefícios à saúde também traz benefícios ao planeta. Você sabia que 3/4 de toda área agrícola da Terra é usada para pecuária? De acordo com uma pesquisa de Oxford a produção de carne, laticínios, ovos e peixe corresponde a um uso de 83% da área cultivável, e só proveem 18% de todas as calorias do mundo. E com isso mais de 70 bilhões de animais são consumidos todo ano.


Uma mudança pequena já pode fazer a diferença no mundo e em você. Que tal retirar os produtos de origem animal de uma refeição da sua semana?


gif


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page