top of page
Rafael Mendes

Vegetarianismo e veganismo na lactação

Atualizado: 12 de jan. de 2021


O leite materno é a base da alimentação infantil. O leite materno não consiste somente em nutrientes, mas também em compostos imunologicamente ativos, que fornecem benefícios a curto e longo prazo para a criança e para a mãe. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda aleitamento materno exclusivo pelos 6 primeiros meses de vida e aleitamento complementar à introdução alimentar até os 2 anos de idade.


Restrições alimentares persistentes durante o período de lactação podem levar a depleção de reservas energéticas da mãe e ter um efeito negativo tanto no volume do leite materno como nos seus nutrientes (que são de grande importância para o desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida). Alguns desses nutrientes são: ácidos graxos poliinsaturados, vitamina D, vitaminas do complexo B (especialmente B12, que deve ter uma fonte diária na alimentação ou ser feito o uso de suplementação), ferro e iodo. Por isso é importante observar os hábitos alimentares da mãe, a preocupação de uma ingestão adequada é levantada quando se leva um estilo de vida vegetariano ou vegano durante a lactação. Já o conteúdo de macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídio) não parece ser afetado pelos hábitos alimentares, e muda durante o curso da lactação de acordo com as necessidades da criança.

Dietas vegetarianas e veganas podem fornecer um desenvolvimento saudável e cobrir todas as necessidades dietéticas, sendo adequado para pessoas de todas as idades, incluindo grávidas e lactantes, desde que a alimentação seja balanceada. De acordo com a Academia Americana de Nutrição e Dietética, o leite materno de mães veganas tem a composição similar à de mães não-vegetarianas.




Fontes:

Karcz, K., & Królak-Olejnik, B. (2020). Vegan or vegetarian diet and breast milk composition – a systematic review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 1–18.

Position of the American Dietetic Association: Vegetarian Diets. (2009). Journal of the American Dietetic Association, 109(7), 1266–1282.

Position of the American Dietetic Association and Dietitians of Canada: Vegetarian diets. (2003). Journal of the American Dietetic Association, 103(6), 748–765.



113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page